Informações

Datas Importantes

Submissão de resumos: Até 15 de junho 30 de junho
Notificação aos Autores: Até 30 de junho 30 de julho
Pagamento de inscrição em prazo regular: até 20 de agosto
Submissão do artigo final: até 15 de setembro

Inscrição de Trabalhos

A Comissão Organizadora do SInPE20 convida os participantes a apresentar trabalhos em formato de Mesa Redonda, Comunicação Livre ou Poster num dos Eixos do Simpósio:

  • Psicologia da Educação na Infância
  • Psicologia da Educação na Adolescência
  • Psicologia da Educação no Jovem Adulto
  • Psicologia da Educação no Adulto
  • Psicologia da Educação na Idade Avançada
  • Psicologia da Educação em contexto de Educação/Formação
  • Psicologia da Educação em contexto de Saúde
  • Psicologia da Educação em contexto Comunitário

Modalidades

Mesas Redondas – comunicações orais vinculadas a um conjunto de comunicações sobre  uma determinada linha temática.

Comunicações Livres – apresentações de investigação empírica original ou meta-análises/revisões de literatura em formato oral.

Posters – para apresentação em sessões de Posters.

Observações:

  • Cada participante poderá submeter vários trabalhos, no entanto, como primeiro autor, poderá submeter apenas dois.
  • Os autores serão notificados sobre a aceitação dos seus trabalhos por correio electrónico até 30 de julho.
  • As Mesas Redondas podem compor-se com até 5 comunicações orais (sem moderador) ou 4 comunicações (com um moderador). É da responsabilidade do coordenador a recolha e submissão dos resumos das comunicações individuais que compõem a Mesa Redonda.
  • Os autores, ao submeterem o seu trabalho, estão a autorizar a Comissão Organizadora a publicá-lo no Livro de Atas do SInPE20. Entretanto, a inclusão dos resumos e artigos aceites estará sujeita à formalização da  inscrição de pelo menos um autor, até 20 de julho de 2020 (a não inscrição no Simpósio será entendida como desistência da proposta).
  • Os autores não poderão alterar o seu trabalho após aceitação do mesmo pela Comissão Científica do Simpósio
  • Os trabalhos aceites só serão integrados no Programa do Simpósio após a inscrição e pagamento de pelo menos um dos autores.

Instruções

Resumo

O Resumo para apresentação em forma de Comunicação Livre ou Poster deverá seguir a seguinte estrutura:

Título: Deverá ter no máximo 12 palavras.
Corpo do texto: Deverá ter até 250 palavras, incluindo:
Introdução: Referir os principais objetivos do estudo, incluindo enquadramento teórico, as questões de investigação ou a teoria a ser testada.
Método: Para estudos quantitativos, descrever o design, participantes e instrumentos utilizados; nos estudos qualitativos descrever design, participantes, métodos de recolha e de análise de dados (e.g., grounded theory ou análise de discurso).
Resultados: Fazer uma descrição sumária dos resultados empíricos.
Discussão: Conclusões e/ou discussão acerca da possível contribuição do estudo para a Psicologia da Educação.

O Resumo para apresentação em forma de Mesa Redonda deverá seguir a seguinte estrutura:

Título: Deverá ter no máximo 12 palavras.
Corpo do texto: Deverá ter até 250 palavras, incluindo:
Objetivos: Descrever os principais objetivos que pretende atingir.
Relevância: Justificar a pertinência da Mesa Redonda face ao tema do Simpósio.
Sumário: Descrição da Mesa Redonda como um todo e integração das comunicações individuais, com indicação da sua ordem de apresentação.

Artigo Final:

O artigo final deve ser formatado seguindo o modelo. Descarregue o ficheiro para o seu computador. Este modelo irá auxiliá-lo na formatação do seu artigo, que depois de concluído será submetido ao Simpósio em ficheiro editável (.doc; .docx).

Os artigos finais devem seguir as normas de formatação do Modelo, disponível acima e serem enviados até ao dia 15 de setembro, para o email do Simpósio  dep-simposio-psicologia-educacao@ua.pt com o “Assunto: artigo final SInPE20 | seguido do título do trabalho“.

Resumindo, o documento final deverá ter em consideração o seguinte:

  • Máximo de 15 páginas, incluindo título, identificação dos autores e referências (não é necessário resumo).
  • Formatação: letra Times New Roman, tamanho 12pt, impresso a dois espaços, com margens de 2,5 cm. Texto e referências segundo normas da APA 7.
  • O trabalho apresentado para publicação deverá ter exatamente o mesmo título e os mesmos autores que a comunicação proposta para apresentar ao Simpósio.
  • A Comissão Científica recusará os textos que não cumpram as regras referidas anteriormente e os que considere não ter nível científico adequado para publicação. Só serão publicados trabalhos em que o primeiro autor esteja inscrito no Simpósio.

Posters

No caso de apresentar um Poster deve utilizar as seguintes dimensões:

  • Altura: 120 cm sendo os 20 cm superiores destinados ao título, autores e instituição; os restantes 100 cm deve conter o texto e figuras (se for o caso).
  • Largura: 90 cm

Apresentações

O diapositivo de abertura deve conter o título da apresentação, bem como, nome e afiliação de todos os autores.
Cabe ao participante verificar o horário da apresentação, incluindo a possibilidade de alterações.
As apresentações têm a duração máxima de 5 minutos.
As Comunicações Livres com mais de um autor apenas poderão ser apresentadas por um dos autores.
O autor responsável pela apresentação deve estar presente 10 minutos antes do horário indicado para sua apresentação.
No caso de apresentação de Poster, o autor fica responsável pela colocação do mesmo segundo as diretrizes dadas no secretariado no ato da credenciação. O autor deve estar disponível junto ao Poster durante a exposição para esclarecimentos dos presentes.

Critérios de Avaliação de Resumos

Depois da data final de submissões, os Resumos serão apreciados pela Comissão Científica que apenas receberá o título e o corpo do texto, omitindo autores e sua afiliação institucional. Será atribuída uma pontuação de 1 a 5 sendo necessário a pontuação de 3 (mínima) para aceitação do Resumo, tendo por base os seguintes critérios:

  • Pertinência e relevância para o Simpósio e adequação aos padrões exigidos
  • Apresentação e contextualização do estudo
  • Utilização de metodologia consistente e coerente com o estudo
  • Apresentação de resultados e discussão ou conclusões/implicações